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Skate Street: Entenda a Modalidade
O skate street é uma das modalidades mais emblemáticas do skate moderno, simbolizando a união da cultura urbana com a criatividade e a performance esportiva. A origem do skate pode ser rastreada até as décadas de 1950 e 1960, quando surfistas californianos buscavam uma maneira de “surfar” em terra firme.
Contudo, foi a partir dos anos 1980 que o skate street começou a se firmar como uma expressão artística e esportiva, especialmente à medida que skatistas começaram a utilizar os ambientes urbanos como seus “parques de skate”.
A Evolução do Skate Street
Durante os anos 80, o skate começou a se afastar das rampas e das piscinas e passou a incorporar manobras realizadas em ambientes urbanos. Essa transição foi impulsionada por skatistas como Tony Hawk, que exploraram escadas, corrimãos e outros obstáculos urbanos.
A estética do skate street, marcada pela criatividade e pela improvisação, trouxe uma nova linguagem ao esporte, transformando-o em um espetáculo tanto para praticantes quanto para espectadores.
Na década de 1990, o skate street consolidou-se como uma das principais disciplinas do skate, influenciando a moda, a música e a arte. O surgimento de competições e a cobertura da mídia ajudaram a elevar o esporte a um novo patamar, permitindo que skatistas se tornassem ícones culturais.
O skate street, assim, se estabeleceu como uma parte vital da cultura juvenil, desafiando normas e promovendo um estilo de vida baseado na liberdade e na expressão individual.
Como Funciona a Modalidade?
O formato das competições de skate street é projetado para destacar a habilidade e a criatividade dos skatistas. As pistas são elaboradas para simular ambientes urbanos, com obstáculos que desafiam a técnica e a inovação dos atletas. As competições geralmente consistem em duas fases principais: a preliminar e a final.
Na fase preliminar, cada skatista tem duas voltas de 45 segundos para realizar suas manobras. Essa fase permite que os atletas mostrem sua habilidade em uma variedade de obstáculos e estilos.
Na fase final, os skatistas têm a oportunidade de realizar cinco manobras individuais, sendo avaliados de acordo com critérios específicos. Esses critérios incluem a dificuldade e a variedade das manobras, a qualidade da execução, o uso criativo da pista, o fluxo e a consistência das apresentações, além da originalidade das manobras.
Uma das novidades que vêm sendo discutidas para o futuro das competições é a implementação de um sistema de pontuação mais equilibrado, que permita aos skatistas descartar uma de suas manobras, caso acreditem que podem melhorar sua pontuação.
Essa abordagem visa promover um ambiente competitivo mais justo e acessível, incentivando os atletas a arriscarem manobras mais ousadas.
Os Principais Atletas Brasileiros
O Brasil tem uma rica história no skate street, com uma nova geração de skatistas que continua a brilhar nas competições internacionais. Rayssa Leal é uma das figuras mais proeminentes do país.
Com apenas 16 anos, ela já conquistou vários títulos, incluindo medalhas em campeonatos mundiais e a admiração de fãs em todo o mundo. Conhecida como “Fadinha”, Rayssa não apenas representa o Brasil, mas também inspira jovens skatistas a perseguirem seus sonhos no esporte.
Pâmela Rosa é outra atleta de destaque, conhecida por sua força e versatilidade no skate. Bicampeã mundial e medalhista de vários eventos internacionais, Pâmela é uma referência para muitas skatistas. Sua trajetória é marcada por desafios, incluindo lesões, mas sua determinação e paixão pelo esporte a tornaram uma das melhores skatistas do mundo.
No cenário masculino, Kelvin Hoefler se destaca como um dos principais atletas do Brasil. Sua medalha de prata em uma competição internacional consolidou sua reputação como um dos melhores skatistas do planeta.
Kelvin é admirado por sua técnica e estilo, sempre trazendo inovações em suas manobras. Giovanni Vianna e Felipe Gustavo também são atletas que têm se destacado, trazendo medalhas e conquistas que elevam o nome do Brasil nas competições.
Arte e Liberdade
O skate street é uma expressão dinâmica da cultura urbana, onde habilidade e criatividade se encontram nas ruas. Com uma estrutura que reflete os desafios do ambiente urbano e uma comunidade vibrante de atletas, a modalidade continua a evoluir e inspirar novos skatistas. À medida que o esporte ganha popularidade, sua essência permanece a mesma: a busca pela liberdade e pela inovação nas manobras.
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Políticas Públicas para Mulheres do Hip-Hop
Nos últimos anos, o movimento Hip-Hop tem se consolidado como uma poderosa ferramenta de resistência social e cultural no Brasil, especialmente nas comunidades periféricas. No entanto, as mulheres que fazem parte desse movimento frequentemente enfrentam barreiras significativas, como misoginia, invisibilidade artística e violência de gênero.
Reconhecendo esse cenário, o Ministério das Mulheres iniciou uma articulação histórica por meio do Fórum Nacional para a Elaboração de Políticas Públicas para as Mulheres do Movimento Hip-Hop, com encontros que culminaram na construção do programa “Mulheres no Hip-Hop”.
Inciativa Inédita
Essa iniciativa inédita não apenas enaltece a importância da presença feminina no movimento, mas também cria bases concretas para políticas públicas que promovam igualdade, inclusão e valorização cultural.
Realizado entre os dias 4 e 8 de novembro de 2024, em Brasília, o mais recente encontro do Fórum reuniu ativistas, artistas e representantes de coletivos de diferentes regiões do Brasil. Além de discussões estratégicas, o evento proporcionou momentos de troca de experiências e ações práticas que fortalecem a articulação nacional em torno dessa causa.
Espaço de Resistência e Transformação Social
O Hip-Hop, desde sua criação, foi construído como um espaço de resistência das populações marginalizadas. Para as mulheres, no entanto, esse ambiente apresenta desafios adicionais: preconceitos de gênero e uma estrutura cultural que, muitas vezes, privilegia vozes masculinas.
Apesar disso, mulheres têm desempenhado um papel essencial como rappers, produtoras, educadoras e ativistas, utilizando o movimento como uma plataforma para amplificar suas vozes e lutar por direitos.
O programa “Mulheres no Hip-Hop” surge como resposta a essa desigualdade, propondo a criação de uma rede de apoio que permita às mulheres não apenas florescerem artisticamente, mas também enfrentarem questões estruturais, como violência de gênero. Durante o evento, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou a importância dessa iniciativa:
“O Hip-Hop sempre foi um espaço de resistência, e as mulheres têm desempenhado um papel fundamental nesse movimento. Com o novo programa, queremos garantir que elas tenham acesso a ferramentas de valorização e suporte, promovendo uma transformação social e cultural significativa.”
Articulação Nacional
O Fórum Nacional se estrutura como um espaço de consulta e elaboração coletiva, reunindo diferentes vozes para construir políticas públicas efetivas.
Durante o encontro de novembro, foram criados dois comitês principais: o Comitê de Agenda, responsável por organizar as próximas etapas do programa, e o Comitê de Texto, que trabalha na formulação de documentos que definirão as diretrizes do programa.
Esses esforços serão coroados com o lançamento oficial do programa durante os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, que começou em 20 de novembro e vai até 10 de dezembro. A escolha desse período simboliza o compromisso em combater a violência de gênero e promover a equidade, alinhando o programa às agendas globais de direitos humanos.
Parcerias Estratégicas
A integração do programa “Mulheres no Hip-Hop” com outras políticas culturais reforça a importância de um diálogo interministerial. Durante o evento, as participantes realizaram reuniões com os Ministérios da Cultura e dos Esportes para discutir parcerias que incluam capacitação, apoio a eventos culturais e iniciativas de democratização do acesso à arte.
Um dos destaques do encontro foi a visita ao projeto de extensão “Batalha da Escada”, da Universidade de Brasília (UnB). Realizado semanalmente, o evento reúne jovens em duelos de rimas, promovendo expressão artística e diálogo social.
As participantes do Fórum não apenas prestigiaram o evento, mas também participaram de um debate intitulado “A Favela Venceu?”, que abordou o impacto do Hip-Hop nas periferias e sua capacidade de transformar realidades.
Essa conexão com iniciativas locais evidencia o papel do Hip-Hop como um catalisador de mudanças sociais, especialmente em comunidades vulneráveis. Além disso, reforça a importância de construir políticas que dialoguem diretamente com as demandas e experiências das mulheres que vivem nesses territórios.
Impactos Esperados
O lançamento do programa “Mulheres no Hip-Hop” marca um momento histórico para a cultura brasileira. Mais do que uma política pública, a iniciativa representa um movimento de valorização das mulheres como protagonistas em suas comunidades e no cenário artístico nacional.
Através de apoio institucional, capacitação e visibilidade, o programa busca não apenas combater a misoginia no movimento Hip-Hop, mas também empoderar as mulheres como agentes de mudança.
Os impactos esperados vão além do campo cultural. Ao promover a inclusão e combater a violência de gênero, o programa contribui para uma sociedade mais justa e igualitária, onde as mulheres têm a oportunidade de alcançar seu potencial pleno.
Com uma abordagem inclusiva e interseccional, que integra pautas de gênero, cultura e sustentabilidade, essa iniciativa tem o potencial de inspirar mudanças profundas no cenário cultural brasileiro. Mais do que uma política, ela simboliza um compromisso com a construção de um futuro onde a arte e a equidade caminhem juntas, transformando vidas e comunidades.
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Mulheres, Hip Hop e Afroturismo: Uma Nova Narrativa na Cultura Urbana do DF
A cena cultural do Distrito Federal ganha mais uma importante contribuição com o lançamento do livro “Mulheres, Hip Hop, Afroturismo e Cultura na Capital Federal”.
A cena cultural do Distrito Federal ganha mais uma importante contribuição com o lançamento do livro “Mulheres, Hip Hop, Afroturismo e Cultura na Capital Federal”, uma obra pioneira que combina a força da cultura hip-hop, a resistência feminina e as perspectivas do afroturismo. Este é o primeiro livro brasileiro a explorar essa relação única, colocando as mulheres no centro de uma narrativa que conecta cultura, território e luta por direitos.
Um Retrato de Protagonismo Feminino
O livro destaca a importância das mulheres que transformam a realidade das quebradas no DF por meio da cultura hip-hop. Mais do que artistas, elas são ativistas e líderes comunitárias que desafiam as normas estabelecidas e reimaginam o futuro de suas comunidades. A obra é construída a partir de relatos, entrevistas e análises, que oferecem uma visão profunda sobre como essas mulheres utilizam o hip-hop como ferramenta de empoderamento, resistência e transformação social.
Afroturismo e Identidade
Outro ponto central da obra é a relação entre o afroturismo e a cultura hip-hop. A narrativa revela como o contexto urbano e as vivências periféricas influenciam a construção de identidades culturais, resgatando histórias e conectando-as com as raízes africanas. Nesse sentido, o afroturismo é apresentado como uma ponte entre passado e presente, promovendo o reconhecimento e a valorização das comunidades negras e suas expressões artísticas.
Inovação e Resistência
Ao ser o primeiro livro brasileiro a unir cultura hip-hop e afroturismo sob a perspectiva feminina, “Mulheres, Hip Hop, Afroturismo e Cultura na Capital Federal” se posiciona como uma obra transformadora. Ele não apenas celebra as mulheres de quebrada, mas também convida a sociedade a repensar a relação entre cultura e território.
Um Convite à Reflexão
Se você é fã de hip-hop, entusiasta do afroturismo ou simplesmente busca inspiração em histórias de resistência e empoderamento, essa obra é leitura obrigatória. Além de ser um marco na literatura brasileira, ela fortalece o papel das mulheres como protagonistas na luta por equidade e justiça social.
Leiam, divulguem e celebrem as vozes femininas que constroem nossa cultura!
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Z, Zumbi, África, Brasil
Nascido em 1655 no Quilombo dos Palmares, um dos maiores e mais famosos quilombo do Brasil.
“
Aos mestres aqui vai a nossa homenagem;
Respeito muito bem o que vem do além;
Por isso, temos que celebrar a periferia;
A verdadeira hip-hoplogia precisa ser esclarecida;
Somos frutos de um cerimonial extraído de um quilombo negro;
Onde somente os verdadeiros reinam…”
Assim começa o disco Antigamente Quilombos hoje Periferias do lendário grupo de rap paulistano Z`África Brasil.
Z de Zumbi, não por acaso. Zumbi dos Palmares foi um dos maiores líderes da resistência negra no Brasil durante o período colonial e é lembrado como um símbolo da luta contra a escravidão e da busca por liberdade e justiça para os povos afro-brasileiros.
Nascido em 1655 no Quilombo dos Palmares, um dos maiores e mais famosos quilombo do Brasil. Zumbi nasceu livre e ali viveu sua primeira infância. ele foi capturado ainda criança por soldados portugueses e entregue a um padre missionário, ele, então, aprendeu português e latim, mas, mesmo crescendo em um ambiente cristão, Zumbi nunca esqueceu suas origens africanas. Aos 15 anos, conseguiu escapar e retornar ao Quilombo dos Palmares, onde se juntou à comunidade de resistência.
De volta a Palmares Zumbi foi morto lutando pela liberdade no dia 20 de novembro de 1695. Aqui a história desse dia faz uma volta em espiral para que possamos relembrar do legado desse líder e tantos outros que lutaram pela justiça e liberdade do povo preto.
Como conta a história, Exu atingiu um pássaro hoje com a pedra que jogou ontem, a espiral nos coloca de volta nesse momento de luta.
Foto: Arquivo MDR
O Quilombo dos Palmares remonta a 1597, época que os primeiros escravizados se reencontraram com a liberdade experimentada na África. São quase 100 anos de existência até o momento da morte de Zumbi. Foram milhares de pessoas, estima-se que cerca de 20 mil viviam por lá, que viveram sua liberdade.
O antigo quilombo que ficava na Serra da Barriga (em Alagoas), foi o abrigo da liberdade e hoje continua sendo abrigo da liberdade. Das idéias e ideais.
O Hip Hop é como Palmares, um lugar nas imaginações de pessoas pretas, pardas, e todas as pessoas que lutam por liberdade e um ideal de justiça.
Assim como o título do disco do Z’África Brasil, Antigamente Quilombos hoje Periferias, se antes havia um lugar físico e em muito cantos do Brasil eles ainda existam, hoje as periferias se configuram como nosso quilombos, lugar de refúgio do pensamento e da liberdade.
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