Arte

Z, Zumbi, África, Brasil

Nascido em 1655 no Quilombo dos Palmares, um dos maiores e mais famosos quilombo do Brasil.

Publicado

on

Aos mestres aqui vai a nossa homenagem;

Respeito muito bem o que vem do além;

Por isso, temos que celebrar a periferia;

A verdadeira hip-hoplogia precisa ser esclarecida;

Somos frutos de um cerimonial extraído de um quilombo negro;

Onde somente os verdadeiros reinam…”

Assim começa o disco Antigamente Quilombos hoje Periferias do lendário grupo de rap paulistano Z`África Brasil.

Z de Zumbi, não por acaso. Zumbi dos Palmares foi um dos maiores líderes da resistência negra no Brasil durante o período colonial e é lembrado como um símbolo da luta contra a escravidão e da busca por liberdade e justiça para os povos afro-brasileiros. 

Nascido em 1655 no Quilombo dos Palmares, um dos maiores e mais famosos quilombo do Brasil. Zumbi nasceu livre e ali viveu sua primeira infância. ele foi capturado ainda criança por soldados portugueses e entregue a um padre missionário, ele, então, aprendeu português e latim, mas, mesmo crescendo em um ambiente cristão, Zumbi nunca esqueceu suas origens africanas. Aos 15 anos, conseguiu escapar e retornar ao Quilombo dos Palmares, onde se juntou à comunidade de resistência.

De volta a Palmares Zumbi foi morto lutando pela liberdade no dia 20 de novembro de 1695. Aqui a história desse dia faz uma volta em espiral para que possamos relembrar do legado desse líder e tantos outros que lutaram pela justiça e liberdade do povo preto.

Como conta a história, Exu atingiu um pássaro hoje com a pedra que jogou ontem, a espiral nos coloca de volta nesse momento de luta.

Foto: Arquivo MDR

O Quilombo dos Palmares remonta a 1597, época que os primeiros escravizados se reencontraram com a liberdade experimentada na África. São quase 100 anos de existência até o momento da morte de Zumbi. Foram milhares de pessoas, estima-se que cerca de 20 mil viviam por lá, que viveram sua liberdade.

O antigo quilombo que ficava na Serra da Barriga (em Alagoas), foi o abrigo da liberdade e hoje continua sendo abrigo da liberdade. Das idéias e ideais.

O Hip Hop é como Palmares, um lugar nas imaginações de pessoas pretas, pardas, e todas as pessoas que lutam por liberdade e um ideal de justiça.

Assim como o título do disco do Z’África Brasil, Antigamente Quilombos hoje Periferias, se antes havia um lugar físico e em muito cantos do Brasil eles ainda existam, hoje as periferias se configuram como nosso quilombos, lugar de refúgio do pensamento e da liberdade.

Em Alta

Sair da versão mobile