Eventos

“Racionais MC’s – O Quinto Elemento”: Exposição Inédita no Museu das Favelas Celebrando a História do Grupo que Transformou o Rap Nacional

O Museu das Favelas se prepara para abrir suas portas a uma experiência única que mergulha na história e no impacto dos Racionais MC’s, o grupo que redefiniu o rap no Brasil.

Publicado

on

Reprodução

O Museu das Favelas se prepara para abrir suas portas a uma experiência única que mergulha na história e no impacto dos Racionais MC’s, o grupo que redefiniu o rap no Brasil. A exposição inédita, intitulada “Racionais MC’s – O Quinto Elemento”, estreia no dia 6 de dezembro e promete emocionar os fãs e inspirar as novas gerações com um olhar profundo sobre a trajetória dos gigantes do rap nacional.

O momento marca uma fase importante para a instituição, que celebra, preserva e potencializa as memórias e as produções culturais das favelas através de uma programação variada, que oferece atividades culturais e educativas para diferentes públicos. O público é convidado a embarcar em uma jornada transformadora de descobertas tendo como ponto central a produção artística, seus artistas, expressões e pesquisas sobre a contribuição das favelas para a sociedade.

“É com muita alegria que celebramos a chegada do Museu das Favelas ao Largo Páteo do Colégio, um lugar estratégico, que facilita o acesso da população ao equipamento cultural, fortalecendo e amplificando tudo o que é produzido pelo Museu, fazendo com que a programação atinja cada vez mais pessoas”, celebra Ricardo Piquet, diretor-geral do IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, organização social de cultura gestora do equipamento.

Para Natália Cunha, diretora do Museu das Favelas, este é um grande momento: “É com grande entusiasmo que anunciamos a reabertura do Museu das Favelas que vai nos permitir expandir e reafirmar nosso compromisso. Após dois anos de dedicação e aprendizado, estamos prontos para celebrar a rica trama cultural das favelas, que são as grandes protagonistas desta instituição. A partir das exposições, este espaço que inspira e acolhe se tornará um grande referencial de produção artística, inclusive no que se refere a tecnologias, formação em arte, cultura, economia e indústrias criativas”.

Entre as novas exposições estão o lançamento inédito da mostra ‘Racionais MC’s – O Quinto Elemento’, a curadoria da exposição fica por conta da estreante Eliane Dias, advogada, empresária e figura central na história dos Racionais. Eliane traz uma perspectiva íntima e autêntica para a narrativa, que é enriquecida pelo trabalho do rapper Vitinho RB e dos jornalistas Jairo Malta e André Caramante. Juntos, eles construíram um retrato fiel e poderoso do legado do grupo, destacando não apenas suas músicas, mas também seu impacto social, cultural e político ao longo das décadas.

A exposição oferece aos visitantes um mergulho no processo criativo do grupo, com detalhes sobre a construção de suas músicas icônicas e a mensagem que ecoa nas periferias do Brasil. O público poderá explorar a origem do grupo, formado por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, e entender como eles se tornaram a voz de uma geração que clama por justiça e igualdade.

Para Mano Brown, que recentemente afirmou que os Racionais MC’s continuam sendo vanguarda, o impacto do grupo vai além da música. Em entrevista à Billboard Brasil, ele destacou que o rap ainda é uma ferramenta poderosa para dialogar com as realidades das ruas. “O rap está onde sempre esteve, com força e relevância. E os Racionais, mesmo com 35 anos de história, continuam desafiando os limites e se reinventando.” Essa mentalidade de sempre estar à frente de seu tempo reflete diretamente no conceito da exposição, que busca evidenciar o papel do grupo como farol cultural e social.

A entrada para a exposição é gratuita, mas é necessário retirar os ingressos com antecedência, seja no site do Museu das Favelas ou na recepção do local. Além disso, o espaço é acessível para cadeirantes, garantindo que todos possam vivenciar essa imersão na história dos Racionais MC’s.

Com a exposição “O Quinto Elemento”, o Museu das Favelas não apenas homenageia o maior grupo de rap do Brasil, mas também ressalta o papel transformador da cultura Hip Hop como ferramenta de resistência e expressão. É a celebração de um legado que continua vivo e relevante, mostrando que o rap nacional segue firme como voz das periferias e agente de mudança social.


Em, ‘Marvel – O Poder é Nosso’com obras que são resultado do Afrolab – curso de capacitação para jovens negros com enfoque na arte audiovisual e online. A ação é realizada em parceria com a The Walt Disney do Brasil, KondZilla e o Instituto Feira Preta. 


A exposição principal –  de longa duração – ‘Sobre Vivências’, que explora as múltiplas dimensões da vida nas favelas, desde a história e formação desses territórios até suas manifestações culturais e artísticas contemporâneas; e a itinerante ‘Favela em Fluxo’, com o patrocínio do Nubank, que já circulou por Recife, Salvador, Rio de Janeiro, encerrando toda a experiência imersiva que destaca a efervescência criativa das favelas brasileiras em São Paulo. A mostra reúne 22 artistas de favela de todas essas cidades, fomentando a cena da arte contemporânea brasileira. 


A reabertura do Museu das Favelas mostra a força e potência deste que pretende ser mais uma referência no tema, enaltecendo artistas, redes de museus e conexões em uma programação que dá acesso a exposições, formações, pesquisas, visitas mediadas, e eventos sempre gratuitos. Ao completar dois anos de operação, reabre agora no Largo Páteo do Colégio, marco inicial da fundação de São Paulo, localizado no Centro Histórico da cidade. Até agosto, a instituição ocupou o Palácio dos Campos Elíseos, onde funcionou desde sua inauguração em 2022.

Para mais informações acesse: www.museudasfavelas.org.br

Serviço
Local: Largo Páteo do Colégio, 148 – Centro Histórico de São Paulo – SP
Reabertura: 06 de dezembro de 2024
Entrada Gratuita, de terça à domingo, das 10h às 18h

É necessário a retirada de ingresso antecipado no site ou na recepção, sujeito a disponibilidade para o dia.

Em Alta

Sair da versão mobile