O que é auto-tune? Efeito usado por Matuê, Raffa Moreira, Travis Scott e outros artistas do trap

Picture of Moyses

Moyses

Um rapaz gravando no estúdio com o Auto-tune

Matuê, Travis Scott, Lil Wayne, Raffa Moreira e praticamente todos os artistas que fazem trap hoje têm como regra o uso do Auto-tune.

Mas o que é esse efeito que dá aquela sonoridade “robótica”, e deixa timbres marcantes e inesquecíveis.

Desse modo, hoje vamos conhecer esta ferramenta responsável por revolucionar a indústria da música ao redor do mundo.


Antes do efeito, uma breve história do Auto-Tune

Muitos podem pensar, principalmente no meio do rap, que o auto-tune nasceu junto com T-Pain ou Lil Wayne.

Mas um dos pontos mais aleatórios é que o efeito não nasceu em um estúdio.

Para resumir bem, o auto-tune nasceu em 1997, com Dr. Andy Hildebrand, enquanto avançava em sua pesquisa sobre os algoritmos em torno de ondas sonoras. Mesmo assim, o seu objetivo era mapear a superfície da terra, ou seja, se tratava de geografia, não música.

No entanto, um dia ele foi além e levou essa aplicação dos algoritmos de ondas usados para a terra em músicas de estúdio, e meio que magicamente e pura experimentação, surgiu auto-tune.

Não demorou muito e já em 1998, o Pop foi o primeiro gênero a se arriscar, e nesse momento, Cher lança ‘Believe’. Os responsáveis por ajudar a divulgar a capacidade da ferramenta, forma os produtores Mark Taylor e Brian Rawling.

Ao forçarem o uso do auto-tune naquele momento à capacidade máxima, eles chegaram à estética robótica, que mesmo destoando muito da realidade, mostrou uma nova direção para a indústria musical.


O que de fato faz um autotune?

Em livre tradução, auto-tune significa “autoajuste” ou ajuste automático. Na prática, ele ‘afina’ a voz dos cantores segundo o tom da música.

Embora, muitos pensem o efeito faz “magia” e deixa qualquer voz afinada, na verdade ele atua fazendo correções precisas.

Se uma música está na escala de Dó Maior, o cantor deve obedecer esse tom. Mas se eventualmente ele desviar desse tom proposto, o auto-tune pega essa “escorregada” e a coloca na escala novamente.

No entanto, os produtores musicais e artistas costumam ser ousados. Quando reparamos no exemplo acima, vemos que graças a detalhes desse efeito, como o Retune Speed ou Vibrato e Humanize, dá para se chegar a outros timbres.

Isso fica claro mais tarde, quando artistas como T-Pain, começam a popularizar cada vez mais o timbre de robô.

É possível ver como o autotune soa de forma mais “natural” e integrada à voz de T-Pain em comparação com a música de Cher ─ ambas com 7 anos de diferença.


O Auto-Tune na indústria da música

De fato, o hip-hop sempre esteve à margem da indústria musical.

Quais artistas usam Auto-Tune?

Nome como Migos, Travis Scott, Lil Wayne, Young Thug, Cardi B, Nick Minaj entre outros diversos artistas, se tornaram destaque no mercado fonográfico mundial.

No Brasil, artistas como Matuê, Wiu, Raffa Moreira, Teto, Orochi, Filipe Ret são nomes que chamam atenção pela forma que usam o autotune, e têm estourado bolhas, apresentando esta estética para cada vez mais pessoas.

Vale mencionar também que artistas do forró exploram o autotune, assim como o funk têm visto seus artistas adotando cada vez mais a ferramenta.


Melhores softwares de Auto-Tune

Se você quer realmente usar o Auto-Tune ou só experimentar possibilidades, antes de tudo, é ter um software específico (para computador).

Estamos falando da DAW (Digital audio workstation ou estação de trabalho de áudio digital). Estes softwares suportam os plugins responsáveis por fazer o efeito do auto-tune. Entre as as DAWs mais famosas podemos destacar:

  • FL Studio;
  • Ableton Live;
  • Cubase;
  • Reaper;
  • Pro Tools;
  • Studio One.

Além disso há algumas opções para celular, como o Bandlab. Ele possibilita usar o auto-tune de maneira simples e prática.

E em caso de dúvidas, hoje é possível encontrar diferentes vídeos no YouTube que explicam especificamente como cada efeito, plugin ou software necessário para o processo funciona.

TÓPICOS RELACIONADOS: Auto-tuneMatuêTrap
error: Conteúdo Protegido! Obrigado.