O Dia Nacional do Grafite acontece todo dia 27 de março. Essa data reconhece a expressão artística que mudou os espaços urbanos do Brasil e do mundo, promovendo inclusão cultural e social.
Hoje, o Mundo da Rua reflete sobre as questões em torno dessa expressão artística, e te convidamos para vir com a gente até o final!
Quem inventou o grafite?
O grafite surgiu há muito tempo, e estamos falando de registros em paredes do Império Romano e em cavernas pré-históricas.
Mas este grafite como conhecemos, vamos chamar de ‘versão contemporânea’, começou nos anos 1970, em Nova York, quando jovens artistas passaram a assinar seus nomes em muros e metrôs.
No Brasil, a arte ganhou força nas décadas de 1980 e 1990, se tornando um movimento expressivo nas grandes cidades.
Vale mencionar que São Paulo, atualmente é reconhecida mundialmente em relação à cena de grafite.

Por que o dia 27 de março foi escolhido para comemorar o Dia Nacional do Grafite?
O dia 27 de março homenageia, sobretudo, Alex Vallauri, um dos pioneiros do grafite no Brasil.
Ele foi um artista plástico e faleceu nessa data, em 1987, Contudo, deixou um legado de criatividade e luta pela democratização da arte urbana.
É crime fazer grafite?
No Brasil, o grafite é um ato legal, quando o proprietário do imóvel autoriza ou quando acontece em espaços designados pelo poder público.
Além disso, a Lei nº 12.408, de 2011, diferencia o grafite do vandalismo e considera crime apenas as pichações feitas sem consentimento em patrimônio público ou privado.
Onde é permitido grafitar?
Basicamente, você pode grafitar em locais públicos e privados, desde que haja autorização.
Muitas cidades, como São Paulo, por exemplo, incentivam essa arte urbana e criam espaços específicos para intervenções artísticas.
Não poderíamos deixar de mencionar o famoso Beco do Batman, na capital paulista, um dos principais pontos de referência do grafite no Brasil.
Qual é o grafiteiro mais famoso do Brasil?
Um dos grafiteiros de maior renome no Brasil é Eduardo Kobra, com destaque mundialmente por seus murais coloridos e hiper-realistas.
Não por menos, o seu trabalho aparece em diversos países e leva a cultura brasileira para o cenário global da arte urbana.
Qual a diferença entre pixo e grafite?
O grafite é uma forma de expressão artística que usa cores, formas e mensagens sociais.
Já o pixo se caracteriza por inscrições feitas com letras estilizadas, sem compromisso estético.
Além disso, a pichação é considerada ilegal e pode resultar em penalidades.
Por fim, o Dia Nacional do Grafite celebra essa arte que colore as cidades e dá voz a diferentes manifestações culturais.