A mostra HIP-HOP 80’sp – São Paulo na Onda do Break chegou ao Sesc 24 de Maio como uma verdadeira viagem no tempo. A proposta é clara, resgatar as raízes da cultura urbana na capital paulista.
Gratuita e aberta ao público até 29 de março de 2026, a exposição propõe um percurso sensorial.
A conexão feita, entretanto, vem da a efervescência do Bronx, em Nova York, ao surgimento do hip-hop nas ruas de São Paulo nos anos 1980.
Mais que uma celebração, a mostra reforça sobretudo, a importância da memória coletiva e das expressões culturais nas periferias como formas de resistência e identidade.
Curadoria de quem viveu a história
Com curadoria coletiva a mostra reúne lendas da cultura hip-hop como OSGEMEOS, Rooneyoyo O Guardião, KL Jay, Thaíde, Sharylaine, Rose MC e ALAM Beat. Assim, a exposição traz um olhar de dentro sobre a cena que floresceu nos becos, praças e estações da cidade.
A proposta é mostrar, por meio de múltiplas linguagens, como São Paulo recebeu, adaptou e recriou os quatro elementos do hip-hop: DJ, MC, breakdance e graffiti.
As curadoras Sharylaine e Rose MC também destacam o protagonismo feminino, muitas vezes silenciado na história oficial, mas central na construção da cultura.

Mais de 3 mil itens e uma viagem imersiva
Um dos pontos que tornam essa mostra incrível, que o acervo reúne mais de 3.000 itens raros, incluindo roupas originais, flyers, equipamentos de som e imagens históricas.
Entre os destaques, estão materiais dos Electric Boogies, registros de Nelson Triunfo, fotografias de Martha Cooper. Além disso, há vídeos clássicos como Beat Street e Breakin’, e objetos do Museum of Graffiti, de Miami.
A ambientação imita um vagão de metrô, levando o visitante por estações simbólicas do hip-hop paulistano. Então, se prepare para passar por pontos como a São Bento, a Praça Roosevelt, o Parque Ibirapuera e a icônica esquina da Rua 24 de Maio com a Dom José de Barros.
Hip-hop como resistência e criatividade popular
A exposição evidencia como o hip-hop nasceu sendo uma resposta criativa às ausências: falta de recursos, de espaços e de voz. No final da ditadura militar, jovens periféricos transformaram paredes em telas, o corpo em linguagem e o vinil em arma cultural.
Essa força estética e política atravessa todo o percurso da mostra, reafirmando o hip-hop como ferramenta de afirmação identitária e reinvenção da cidade.
Serviços da mostra HIP-HOP 80’sp
- 📍 Sesc 24 de Maio, São Paulo (SP)
- 📅 De 24 de julho de 2025 até 29 de março de 2026
- 🕘 Ter a sáb: 9h às 21h | Dom e feriados: 9h às 18h
- 🎟 Entrada gratuita | Classificação: Livre