Música
Grammy 2025: Beyoncé lidera indicações e bate recorde histórico
Na manhã desta sexta-feira (8 de novembro), foram anunciados os indicados ao Grammy 2025, e a rainha do pop Beyoncé se destacou ao quebrar mais um recorde.
Na manhã desta sexta-feira (8 de novembro), foram anunciados os indicados ao Grammy 2025, e a rainha do pop Beyoncé se destacou ao quebrar mais um recorde. Com 11 indicações este ano, a artista se torna a mais indicada da história do Grammy, ultrapassando seu próprio marido, Jay-Z. Entre os destaques das indicações estão também Charli XCX, Billie Eilish, Kendrick Lamar e Post Malone, cada um com sete indicações, enquanto Sabrina Carpenter, Chappell Roan e Taylor Swift seguem logo atrás, com seis indicações cada.
Beyoncé agora acumula 99 indicações ao Grammy ao longo de sua carreira e já é a artista mais premiada da história da cerimônia, com 32 troféus. As novas indicações vieram graças ao seu inovador álbum Cowboy Carter, que mistura gêneros e conquistou o público em 2024. O álbum concorre em diversas categorias, com destaque para as indicações em Álbum do Ano, Gravação do Ano e Canção do Ano, pela faixa “Texas Hold ‘Em”. Beyoncé também recebeu quatro indicações em categorias de country, duas em pop, uma em rap e uma em Americana, provando sua versatilidade como artista.
A Força das Novas Estrelas: Sabrina Carpenter e Chappell Roan
Este ano, Sabrina Carpenter e Chappell Roan se juntam ao seleto grupo de artistas indicados nas quatro principais categorias do Grammy (Big Four). As duas disputam as categorias de Melhor Artista Revelação, Álbum do Ano (Short n’ Sweet de Carpenter e The Rise and Fall of a Midwest Princess de Roan), Gravação do Ano (com “Espresso” de Carpenter e “Good Luck, Babe!” de Roan) e Canção do Ano (com “Please Please Please” de Carpenter e “Good Luck, Babe!” de Roan). A conquista representa um marco importante para ambas as artistas e destaca o impacto das novas gerações no cenário musical global.
Kendrick Lamar e a Relevância do Hip Hop
Entre os sete indicados de Kendrick Lamar, o destaque vai para suas indicações em categorias de rap e nas principais disputas, como Álbum do Ano, refletindo a força contínua do Hip Hop no Grammy. O trabalho de Lamar representa a evolução do gênero e reafirma seu impacto cultural e social, mantendo o Hip Hop como um dos principais pilares da música atual.
Lista Completa de Indicações dos Principais Artistas
- Beyoncé – 11 indicações (incluindo Álbum do Ano, Gravação do Ano e Canção do Ano)
- Charli XCX – 7 indicações
- Billie Eilish – 7 indicações
- Kendrick Lamar – 7 indicações (incluindo Álbum do Ano)
- Post Malone – 7 indicações
- Sabrina Carpenter – 6 indicações (incluindo as quatro categorias principais)
- Chappell Roan – 6 indicações (incluindo as quatro categorias principais)
- Taylor Swift – 6 indicações
Diversidade e Versatilidade no Grammy 2025
As indicações deste ano mostram uma variedade de gêneros, refletindo a riqueza da música atual. Além de Beyoncé explorar o country e o Americana em Cowboy Carter, as novas indicações de Carpenter e Roan mostram a diversidade no pop e alternativo. Para o público do Hip Hop, as nomeações de Kendrick Lamar servem como um lembrete do poder lírico e da profundidade cultural do gênero.
A cerimônia de 2025 promete ser uma das mais emocionantes e variadas da história do Grammy, celebrando artistas consagrados e novas estrelas em ascensão. Para os fãs de música, especialmente os amantes do Hip Hop, este Grammy será imperdível.
Grammy 2025: Lista Completa dos Principais Indicados
Gravação do Ano
- The Beatles – “Now and Then”
- Beyoncé – “Texas Hold ’Em”
- Billie Eilish – “Birds of a Feather”
- Chappell Roan – “Good Luck, Babe!”
- Charli XCX – “360”
- Kendrick Lamar – “Not Like Us”
- Sabrina Carpenter – “Espresso”
- Taylor Swift Featuring Post Malone – “Fortnight”
Música do Ano
- Shaboozey – “A Bar Song (Tipsy)”
- Billie Eilish – “Birds of a Feather”
- Lady Gaga and Bruno Mars – “Die With a Smile”
- Taylor Swift featuring Post Malone – “Fortnight”
- Chappell Roan – “Good Luck, Babe!”
- Kendrick Lamar – “Not Like Us”
- Sabrina Carpenter – “Please Please Please”
- Beyoncé – “Texas Hold ‘Em”
Álbum do Ano
- André 3000 – “New Blue Sun”
- Beyoncé – “Cowboy Carter”
- Billie Eilish – “Hit Me Hard and Soft”
- Chappell Roan – “The Rise and Fall of a Midwest Princess”
- Charli XCX – “Brat”
- Jacob Collier – “Djesse Vol. 4”
- Sabrina Carpenter – “Short n’ Sweet”
- Taylor Swift – “The Tortured Poets Department”
Revelação do Ano
- Benson Boone
- Sabrina Carpenter
- Doechii
- Khruangbin
- RAYE
- Chappell Roan
- Shaboozey
- Teddy Swims
Melhor Performance Solo Pop
- Beyoncé – “Bodyguard”
- Sabrina Carpenter – “Espresso”
- Charli XCX – “Apple”
- Billie Eilish – “Birds of a Feather”
- Chappell Roan – “Good Luck, Babe!”
Melhor Performance Pop Solo ou Grupo
- Gracie Abrams Featuring Taylor Swift – “Us”
- Beyoncé Featuring Post Malone – “Levii’s Jeans”
- Charli XCX & Billie Eilish – “Guess”
- Ariana Grande, Brandy & Monica – “The Boy Is Mine”
- Lady Gaga & Bruno Mars – “Die With a Smile”
Melhor Álbum Pop Vocal
- Sabrina Carpenter – “Short n’ Sweet”
- Billie Eilish – “Hit Me Hard and Soft”
- Ariana Grande – “Eternal Sunshine”
- Chappell Roan – “The Rise and Fall of a Midwest Princess”
- Taylor Swift – “The Tortured Poets Department”
Melhor Álbum Dance/Eletrônica
- Charli XCX – “Brat”
- Four Tet – “Three”
- Justice – “Hyperdrama”
- KAYTRANADA – “TIMELESS”
- Zedd – “Telos”
Melhor Gravação Dance/Eletrônica
- Madison Beer – “Make You Mine”
- Charli XCX – “Von Dutch”
- Billie Eilish – “L’Amour De Ma Vie [Over Now Extended Edit]”
- Ariana Grande – “Yes, And?”
- Troye Sivan – “Got Me Started”
Melhor Álbum de Rap
- Common & Pete Rock – “The Auditorium Vol. 1”
- Doechii – “Alligator Bites Never Heal”
- Eminem – “The Death of Slim Shady (Coup de Grâce)”
- Future & Metro Boomin – “We Don’t Trust You”
- J. Cole – “Might Delete Later”
Melhor Música de Rap
- Rapsody Featuring Hit-Boy – “Asteroids”
- ¥$ (Kanye West & Ty Dolla $ign) Featuring Rich The Kid & Playboi Carti – “Carnival”
- Future & Metro Boomin Featuring Kendrick Lamar – “Like That”
- Kendrick Lamar – “Not Like Us”
- GloRilla – “Yeah Glo!”
Melhor Performance de Rap
- Cardi B – “Enough (Miami)”
- Common & Pete Rock Featuring Posdnuos – “When the Sun Shines Again”
- Doechii – “Nissan Altima”
- Eminem – “Houdini”
- Future, Metro Boomin & Kendrick Lamar – “Like That”
- GloRilla – “Yeah Glo!”
- Kendrick Lamar – “Not Like Us”
Melhor Performance de Rap Melódico
- Jordan Adetunji Featuring Kehlani – “Kehlani”
- Beyoncé Featuring Linda Martell & Shaboozey – “Spaghettii”
- Future & Metro Boomin Featuring The Weeknd – “We Still Don’t Trust You”
- Latto – “Big Mama”
- Rapsody Featuring Erykah Badu – “3”
Melhor Álbum de Pop Latino
- Anitta – “Funk Generation”
- Luis Fonsi – “El Viaje”
- Kany García – “García”
- Shakira – “Las Mujeres Ya No Lorran”
- Kali Uchis – “Orquídeas”
Melhor Álbum de Jazz Latino
- Michel Camilo & Tomatito – “Spain Forever Again”
- Zaccai Curtis – “Cubop Lives!”
- Hamilton de Holanda & Gonzalo Rubalcaba – “COLLAB”
- Eliane Elias – “Time And Again”
- Horacio ‘El Negro’ Hernández, John Beasley & José Gola – “El Trio: Live in Italy”
Melhor Álbum de Rock
- The Black Crowes – “Happiness Bastards”
- Fontaines D.C. – “Romance”
- Green Day – “Saviors”
- Idles – “TANGK”
- Pearl Jam – “Dark Matter”
- The Rolling Stones – “Hackney Diamonds”
- Jack White – “No Name”
Melhor Performance de Rock
- The Beatles – “Now and Then”
- The Black Keys – “Beautiful People (Stay High)”
- Green Day – “The American Dream Is Killing Me”
- Idles – “Gift Horse”
- Pearl Jam – “Dark Matter”
- St. Vincent – “Broken Man”
Melhor Música de Rock
- The Black Keys – “Beautiful People”
- St. Vincent – “Broken Man”
- Pearl Jam – “Dark Matter”
- Green Day – “Dilemma”
- IDLES – “Gift Horse”
Melhor Álbum de Música Cristã Contemporânea
- DOE – “Heart Of A Human”
- Elevation Worship – “When Wind Meets Fire”
- Forrest Frank – “Child Of God”
- Brandon Lake – “Coat Of Many Colors”
- Maverick City Music, Naomi Raine & Chandler Moore – “The Maverick Way Complete”
Melhor Álbum de Música Urbana
- Bad Bunny – “nadie sabe lo que va a pasar mañana”
- J Balvin – “Rayo”
- Feid – “FERXXOCALIPSIS”
- Residente – “LAS LETRAS YA NO IMPORTAN”
- Young Miko – “att.”
Melhor Clipe
- A$AP Rocky – “Tailor Swift”
- Charli XCX – “360”
- Eminem – “Houdini”
- Kendrick Lamar – “Not Like Us”
- Taylor Swift Featuring Post Malone – “Fortnight”
Melhor Filme Musical
- “American Symphony”
- “June”
- “Kings From Queens”
- “Stevie Van Zandt: The Greatest Night In Pop”
Música
Saafir, ator e rapper, morre aos 54 anos e deixa legado no Hip Hop e no cinema
O mundo do Hip Hop está de luto. Saafir, lendário rapper de Oakland e figura essencial para o rap da Costa Oeste, faleceu na manhã de terça-feira, 19 de novembro, aos 54 anos.
O rapper e ator estadunidense Reggie Gibson, mais conhecido como Saafir, faleceu aos 54 anos, na última terça-feira (19). A notícia foi confirmada pelo rapper Xzibit, amigo e parceiro musical, que prestou homenagem ao artista nas redes sociais. A causa da morte não foi divulgada oficialmente, mas Saafir enfrentava problemas de saúde há anos, incluindo complicações de um câncer na coluna.
Um ícone da cultura Hip Hop
Saafir foi um dos nomes marcantes do Hip Hop na Costa Oeste dos Estados Unidos. Integrante do grupo Golden State Project, ao lado de Ras Kass e Xzibit, ele consolidou seu lugar na história do rap com seu estilo único e letras carregadas de vivências pessoais. Além de sua carreira musical, Saafir também atuou em produções cinematográficas e televisivas.
Ele estreou como ator no filme “Perigo para a Sociedade” (1993), dirigido pelos irmãos Hughes, em um papel que marcou sua entrada no mundo do entretenimento além da música. Ao longo da carreira, ele participou de outras produções, como “Tamales and Gumbo” (2015) e as séries “CSI: Miami” (2003), “O Guardião” (2001) e “Living Single” (1997).
Uma vida marcada por desafios
Saafir teve uma trajetória cheia de desafios e superações. Amigo próximo de Tupac Shakur, ele foi apresentado por Tupac aos diretores de “Perigo para a Sociedade”, o que impulsionou sua carreira no cinema. Em 1992, o rapper foi um dos passageiros do voo 843 da TWA, que sofreu um acidente durante a decolagem. Apesar do susto, não houve vítimas fatais.
Em 2003, Saafir foi preso por violação de liberdade condicional. Durante seu período na prisão, ele encontrou força no islamismo, o que marcou uma nova fase em sua vida e carreira. Mesmo após sua libertação, enfrentou problemas de saúde que limitaram suas atividades, mas nunca abandonou a música, que ele via como uma forma de terapia e expressão.
Homenagens e legado
Xzibit, seu amigo e colega no Golden State Project, prestou uma homenagem emocionada em suas redes sociais:
“Temos tantas histórias que não consigo nem explicar o que estou sentindo agora. Nós estávamos ao seu lado e o deixamos saber o quanto o amávamos. Ele pode descansar agora. […] Minha alma está arrasada. Nós te amamos, irmão.”
Saafir será lembrado como um artista que trouxe autenticidade para suas rimas e papéis no cinema. Sua jornada, marcada por superações e uma constante busca por propósito, é um exemplo do poder transformador da arte.
Ele deixa um filho, conhecido como Lil Saafir, e um irmão mais novo. Ainda não há informações sobre cerimônias públicas em sua homenagem.
Música
De La Soul e o Preço de Renegar um Clássico: O Impacto de 3 Feet High and Rising no Hip Hop
Quando se fala sobre os marcos do Hip Hop, o trio De La Soul é um nome que inevitavelmente aparece.
Quando se fala sobre os marcos do Hip Hop, o trio De La Soul é um nome que inevitavelmente aparece. Seu álbum de estreia, 3 Feet High and Rising (1989), não apenas redefiniu os limites criativos do gênero, como também deu início a um movimento de inovação musical e cultural. No entanto, a decisão de renegar essa obra-prima em seu segundo álbum, De La Soul Is Dead (1991), mudou drasticamente o rumo do grupo e impactou toda a cena musical da época.
A Revolução de 3 Feet High and Rising
Lançado em um período de efervescência criativa, 3 Feet High and Rising foi uma explosão de originalidade. O trio, formado por Kelvin “Posdnuos” Mercer, David “Trugoy the Dove” Jolicoeur e Vincent “Maseo” Mason, usou amostras inusitadas de artistas como Steely Dan e Hall & Oates, combinadas com letras repletas de humor e referências culturais. Produzido por Prince Paul, o álbum se destacou por sua abordagem experimental e se tornou um marco para o gênero, sendo aclamado como uma das maiores inovações do Hip Hop na época.
Mais do que um álbum, 3 Feet High and Rising lançou as bases do coletivo Native Tongues, que incluía nomes como A Tribe Called Quest, Queen Latifah e Jungle Brothers. A faixa “Buddy” simbolizou essa união, celebrando a colaboração e a diversidade dentro do movimento.
A Virada em De La Soul Is Dead
Dois anos depois, o grupo surpreendeu ao renegar seu álbum de estreia. Com De La Soul Is Dead, o trio abandonou a estética alegre e experimental do primeiro trabalho, adotando um tom mais sombrio e crítico. O álbum começa com um esquete em que uma criança encontra uma cópia de 3 Feet High and Rising no lixo, simbolizando a ruptura com o passado.
Embora alguns fãs e críticos defendam o segundo álbum como uma resposta legítima às pressões da indústria musical e aos estereótipos que cercavam o grupo, a recepção geral foi mista. O trabalho foi visto como uma tentativa de De La Soul de se distanciar do rótulo de “rappers psicodélicos” e de desafiar o crescente domínio do gangsta rap, liderado por nomes como N.W.A. e Dr. Dre.
“De La Soul buscava uma longevidade artística, mas acabou sacrificando sua conexão imediata com os fãs e com o movimento que ajudou a criar”, argumenta o crítico Marcus J. Moore em seu livro High and Rising.
O Legado Perdido
A decisão de renegar 3 Feet High and Rising não apenas fragmentou o Native Tongues, como também representou uma oportunidade perdida para o Hip Hop. Enquanto artistas como A Tribe Called Quest lançavam álbuns icônicos, como Midnight Marauders (1993), e Queen Latifah migrava para o sucesso mainstream, De La Soul parecia cada vez mais isolado.
Mesmo com tentativas posteriores de reconectar com suas raízes, como em Buhloone Mindstate (1993) e Stakes Is High (1996), o trio nunca recuperou totalmente a relevância cultural que tinha com o álbum de estreia.
O Impacto na Era Digital
Outro golpe no legado de 3 Feet High and Rising veio com os problemas legais relacionados às amostras musicais, que impediram o álbum de estar disponível em plataformas de streaming por décadas. Apenas em 2023, o grupo conseguiu disponibilizar sua discografia, permitindo que novas gerações redescobrissem a genialidade de sua obra inaugural.
Hoje, 3 Feet High and Rising é o álbum mais transmitido de De La Soul, reafirmando sua importância histórica. No entanto, sua história é um lembrete de como decisões artísticas podem moldar — e às vezes limitar — o impacto de um movimento.
O Custo de Um Caminho Não Trilhado
A trajetória de De La Soul serve como um estudo de caso para artistas que enfrentam as pressões de equilibrar inovação, autenticidade e apelo comercial. 3 Feet High and Rising permanece como um monumento à criatividade e à colaboração no Hip Hop, mas também como um exemplo de como um movimento revolucionário pode ser interrompido por forças internas e externas.
O Hip Hop continua evoluindo, mas a lição de De La Soul é clara: para avançar, é essencial honrar o que veio antes.
Música
Jota.pê Faz História com Três Prêmios no Grammy Latino 2024
O cantor e compositor Jota.pê, um dos grandes nomes da nova geração da música brasileira, marcou o Grammy Latino 2024 ao conquistar três prêmios importantes.
O cantor e compositor Jota.pê, um dos grandes nomes da nova geração da música brasileira, marcou o Grammy Latino 2024 ao conquistar três prêmios importantes. Seu álbum mais recente, “Se Meu Peito Fosse Mundo”, foi laureado nas categorias Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro-Brasileira e Melhor Álbum de Engenharia de Gravação, consolidando o artista como uma força criativa no cenário musical. Além disso, a faixa “Ouro Marrom” recebeu indicação para Melhor Canção em Língua Portuguesa, reafirmando o talento lírico do músico.
Uma Noite de Reconhecimento e Emoção
Ao receber o prêmio de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro-Brasileira, Jota.pê emocionou o público ao falar sobre sua trajetória.
“Ver que meu sonho é possível, perceber que viver de música é possível pra um cara preto, de Osasco, do Brasil. Um disco não se faz sozinho, então quero agradecer a cada um dos músicos, engenheiros de gravação e produtores que tornaram o meu sonho possível. Muito obrigado a todos.”
A vitória também foi um marco para a representatividade negra na música brasileira. Sobre a faixa “Ouro Marrom”, inspirada em uma experiência pessoal de racismo, o artista destacou:
“Ser negro não é sobre dor. É sobre tudo o que a gente conquista e como chegamos até aqui. É muito especial ganhar esse prêmio com essa música. Obrigado à Som Livre, aos meus amigos artistas e a todos que acreditaram nesse projeto. Axé!”
Sucesso e Números Impressionantes
Com apenas um mês após o lançamento de “Se Meu Peito Fosse Mundo”, o álbum já acumula mais de 2,5 milhões de plays no Spotify, reforçando sua relevância digital. Com produção assinada por Felipe Vassão, Rodrigo Lemos e Marcus Preto, o disco conta com colaborações de nomes como Xênia França e Gilsons. Além disso, duas faixas do álbum – “Ouro Marrom” e “Feito Maré” – estão indicadas no Prêmio Multishow 2024 nas categorias Álbum do Ano, Artista Revelação e MPB do Ano.
A música “Carinhoso”, regravada por Jota.pê, também ganhou destaque ao integrar a trilha sonora da novela “A Garota do Momento”, da Rede Globo.
Uma Carreira de Grandes Passos
Nascido em Osasco, Jota.pê iniciou sua trajetória musical em 2015 com o álbum “Crônicas de um Sonhador”. Desde então, sua sonoridade única, que mistura influências de Jorge Ben, Caetano Veloso e o manguebeat de Chico Science, conquistou fãs dentro e fora do Brasil.
Participante de destaque no The Voice Brasil, Jota.pê recebeu elogios de Lulu Santos como uma das melhores vozes da história do programa. Após o reality, o artista realizou três turnês pela Europa, com shows esgotados em cidades importantes.
Além de sua carreira solo, ele também é vocalista e violonista do duo ÀVUÀ, ao lado de Bruna Black. O projeto foi indicado ao Grammy Latino em 2021 pelo álbum Onze, que contou com colaborações de Elza Soares e Zeca Baleiro. O duo também brilhou internacionalmente ao ser convidado para o prestigiado ColorsxStudios.
Um Futuro Brilhante pela Frente
Com prêmios, indicações e aclamação crítica, Jota.pê prova que é uma das vozes mais relevantes da música brasileira atual. Sua habilidade de transitar entre gêneros e criar narrativas que emocionam e inspiram o público promete consolidar ainda mais seu legado. Se “Se Meu Peito Fosse Mundo” é um indicativo, o futuro de Jota.pê está repleto de conquistas.
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