Valle MC, a revelação de Paraná tem apenas 14 anos e promete ser um dos grandes nomes de 2025.
Embora, não seja um destaque por colecionar folhinhas de batalhas ─ ainda, recentemente inúmeros cortes mostraram que a artista tem um potencial impossível de ignorar.
Onde a Valle MC começou a rimar?
Valle começou a rimar na Batalha do MUMA. O evento ocorria em uma praça em frente ao Museu Municipal de Arte (MuMA), mas hoje em dia, não ocorre mais.
Em São Paulo, a primeira participação dela, foi na Batalha da Sniff, no dia 27 de janeiro desse ano.
No entanto, foi na Batalha do Pirituba, na edição 259, que Valle conquistou sua primeira folhinha em São Paulo.
E entre as Big Four, a rapper fez a sua estreia na Batalha da Norte, após a organização do evento fazer um convite, que sucedeu sua vitória na Batalha do Cantareira.

Entretanto, nestes primeiros meses de 2025, Valle já marcou presença nas principais batalhas do estado de São Paulo e enfrentou nomes que estão em destaque no ano, como Kroy e Tubarão MC.
Uma dos eventos mais recentes em que ela marcou presença, foi na Batalha da Aldeia, edição mista, (408ª). Nesta edição, a Valle MC fez dupla com Xamuel, mas não saíram campeões.
Outro dos cortes que mais chamou atenção nos últimos dias, foi batalha contra o Pivete (RJ), que no 3º round teve uma troca sincera de gastação.
O que a Valle MC tem?
Sem dúvida, uma das marcas registradas da artista é a sua representatividade. Afinal, qual foi o último MC deficiente de quem nos lembramos?
Por isso, sua presença e destaque nas batalhas é tão importante e inspirador.
Em um vídeo no Instagram, Valle responde que tem baixa visão. Apesar de não enxergar 100%, ela consegue visualizar pessoas ou objetos quando está próximos.
Além disso, esta condição veio junto com uma hipoplasia do nervo óptico (HNO). Este segundo diagnóstico é o “responsável” pela movimentação irregular do nervo ótico.
Conforme a própria artista já esclareceu, esta é uma condição que deriva de uma eventualidade durante a gestação da sua mãe.
De todo modo, fica muito claro que independentemente das limitações, você pode brilhar se acreditar nos seus sonhos e se esforçar.
É isso que Valle MC tem representado nos últimos meses, sendo considerada por alguns, uma espécie de esperança para o rap.