Depois de 4 temporadas de sucesso, a série ‘Sintonia‘ anuncia a sua última e quinta temporada que chegou à Netflix nesta quarta-feira (05).
Além de ser uma produção original da Netflix, é a única série do Brasil que ganhou cinco temporadas.
No entanto, a direção aposta no término como a melhor decisão para não comprometer a veracidade da história.
Aliás, o próprio diretor acreditava que ‘Sintonia’ não iria tão para frente por conta da sua narrativa.
“Desde o começo, a gente sentia que a série não ia ter um arco tão extenso pela própria natureza de vida dos personagens, principalmente o Nando, que tem uma vida no crime”.
O que esperar da última temporada de Sintonia?
Após superar as expectativas dos próprios produtores, a série não apenas ganhou 5 temporadas, como antes disso, assumiu o posto de série de língua não-inglesa mais assistida na Netflix, em 2023.

Em seu fechamento a narrativa avança sobre os três pilares nos quais a série se constituiu: crime, música e fé religiosa.
Cada um desses pilares se entrelaça na série por meio de três personagens principais que retratam como é seguir por cada um desses caminhos.
Por que esses pontos? Reunimos a palavra do diretor, Johnny Araújo, para você entender melhor:
“Em ‘Sintonia’, queríamos um olhar de dentro para fora, e nunca de ser voyeur da periferia.
A religião está muito presente na periferia, o crime também, por falta de oportunidades. Então, a gente sempre tomou muito cuidado para não entrar em julgamento”.
“O último corre”
O nome do arco já dá uma pista do caminho que a série segue, de modo a permanecer fiel ao seu mote principal de elenco:
- Nando ─ papel de Christian Malheiros;
- Rita ─ feita por Bruna Mascarenhas;
- Doni ─ que na série é interpretado por Jottapê.
Este momento, no entanto, se passa 4 anos após os acontecimentos que encerraram a quarta temporada. E para onde vai cada rumo então?
Nando, que foi preso durante a quarta temporada, após ocupar um cargo elevado no meio do crime, passa por um momento extremo que coloca sua vida em risco.
Quando se depara com a vontade de voltar para a família e viver a liberdade novamente o personagem vê aflorar sentimentos que até o momento não tinham aparecido na série.
Rita, portanto, vem mais madura para esse momento e o arco mostra a personagem mais decidida e enraizada em seus ensinamentos na igreja. Dessa forma, ela alia a fé às suas decisões evangélicas.
Além disso, o lado musical continua com a extensão da história de Doni. Este pilar, aliás, é importante para tirar o estereótipo da favela limitada à religião ou crime.
Um dos pontos que o produtor executivo Caio Gullane, levantou como um dos responsáveis pelo sucesso da série, é a construção em torno da diversidade dos personagens e das realidades que cada um deles representa.

Se você ainda não assistiu, não esqueça que a séria já está disponível na Netflix desde quarta-feira, figurando atualmente como primeira das séries em alta na plataforma.