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Rappin’ Hood desafia a cultura armamentista com “Ponto 41”

Rappin’ Hood, um dos nomes mais respeitados do rap nacional, está de volta com um lançamento crucial para o momento que estamos vivendo na sociedade

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Rappin’ Hood, um dos nomes mais respeitados do rap nacional, está de volta com um lançamento crucial para o momento que estamos vivendo na sociedade. Em parceria com o produtor Techsoul, o rapper apresenta “Ponto 41”, uma música que, por meio de versos afiados e uma batida envolvente, faz uma crítica contundente à cultura armamentista e à violência que assola o Brasil.

A faixa vai além da superfície ao abordar a normalização das armas no cotidiano e o impacto devastador dessa realidade, principalmente nas periferias. “Ponto 41” não é apenas uma música; é um manifesto codificado, como o próprio artista sugere, que reflete sobre a relação entre poder, opressão e desigualdade.

No clipe, lançado junto com a música, Rappin’ Hood utiliza imagens carregadas de simbolismo para reforçar a mensagem. Em cenários que retratam a urbanidade e o caos das grandes cidades, o rapper apresenta personagens que refletem o contraste entre a força do armamento e a vulnerabilidade da população. É um trabalho visual impactante, que traz a assinatura criativa de uma equipe comprometida com a ideia de transformação social.

“Essa música é uma provocação. A gente vive em um país onde o acesso às armas é discutido como solução para a segurança, mas os números mostram o contrário. Precisamos de mais diálogo, educação e cultura, não de violência,” declarou Rappin’ Hood.

A parceria com Techsoul agrega ainda mais força ao projeto. Conhecido por sua habilidade em criar produções inovadoras, o produtor trouxe elementos que misturam o peso do rap tradicional com nuances contemporâneas, resultando em uma sonoridade única. O resultado é uma obra que não apenas critica, mas também instiga o público a refletir e agir.

Com “Ponto 41”, Rappin’ Hood e seu papel como porta-voz das periferias e do Hip Hop nacional, usa sua música para desafiar sistemas opressivos e questionar o status quo. Em tempos de polarização e violência crescente, a faixa surge como um grito necessário, mostrando que o rap ainda é, e sempre será, uma poderosa ferramenta de resistência e transformação.

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Música

Enzo Cello e Kweller: plágio de “202” faz sucesso no TikTok e revolta público

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Enzo Cello e Kweller

Enzo Cello e Kweller são nomes que nos últimos anos estiveram presente com força nas redes sociais com o sucesso de “202”.

O trabalho é de 2022, mas não dá para negar que a obra é atemporal. No entanto, não é sobre elogios este artigo, e sim, de um caso de plágio feito em cima dessa faixa.

E foi um plágio no nível de copiar o refrão da música (apenas traduzindo para o inglês), e registrar no Spotify com o mesmo nome “202“.


Enzo Cello denuncia plágio em suas redes sociais

Na última sexta-feira (10), Enzo Cello gravou um reels onde deixou escrito na tela: “POV: um gringo roubou sua música e tá viralizando com ela em outra língua”.

Ao fundo está tocando a música pelo artista que chegou a registrar a faixa sem dar os devidos créditos no Spotify.

No reels, diferentes nomes do rap nacional mostraram incredulidade frente a esta atitude. Entre os artistas estão: Ecologyk, Pedro Lotto, Mãolee no Beat e outros, além dos fãs que mostraram indignação com a atitude.

Na manhã deste domingo (12), Cello havia se pronunciado através dos stories, alegando que agora o gringo estava anunciando a música como um cover.


Base de fãs forte? Artista internacional recua

Após a movimentação na internet, sem dúvida, foram cobrar o tal artista que plagiou “202”.

Aliás, JewboyJacob chegou a postar stories fazendo menção a Kweller e Cello como compositores após um questionamento no Instagram (print 2).

Prints de Enzo Cello e JewboyJacob
Imagem: Reprodução/Instagram

Em outra ocasião, chegaram a questionar como ele se sentia após roubar a música e não pagar por isso. Contudo, ele respondeu que já estava esclarecendo tudo com Kweller e mostra uma conversa de ambos (print 3).

Neste mesmo print, ele ainda pediu para as pessoas pararem de cobrar ele por conta desse assunto, alegando que não era sua intenção, em momento algum, roubar a obra de outro artista.

Além disso, durante sua fala no Instagram, Cello revelou que este contato pelo story foi o único que ambos tiveram até então.


Resposta à altura? Kwellar e Cello agradecem à inspiração

Depois que o Cello veio ao Instagram, Kweller ainda não tinha se pronunciado acerca dessa situação.

No entanto, nesse domingo a dupla que compôs “202” postou um reels, dizendo: “(E aí, gringão)… Aí, obrigado pela inspiração, hein.. é nós!”

Na legenda, os artistas escreveram “boa noite two zero two”, e apareceram escutando uma versão que eles gravaram da música em inglês.

Assim, eles devem fazer o registro da faixa também em língua inglesa para evitar que problemas como este ocorram, e possam receber os royalties de qualquer reprodução.

Este episódio não é tão comum, mas deve ficar de exemplo para outros artista, principalmente do trap brasileiro. Isso reforça a importância de registrar corretamente suas obras, e correr atrás dos seus direitos, sobretudo, artísticos.

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Música

Doechii Conquista Três Indicações ao Grammy 2025 e Fortalece Sua Trajetória no Hip Hop

Doechii, nome artístico de Jaylah Ji’mya Hickmon, alcançou um marco significativo em sua carreira ao ser indicada a três categorias no Grammy Awards 2025.

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Doechii, nome artístico de Jaylah Ji’mya Hickmon, alcançou um marco significativo em sua carreira ao ser indicada a três categorias no Grammy Awards 2025. A jovem artista, que rapidamente se destacou como uma das vozes mais promissoras da música contemporânea, foi reconhecida nas categorias de Melhor Artista Revelação, Melhor Performance de Rap com a faixa “Nissan Altima” e Melhor Álbum de Rap por Alligator Bites Never Heal.

O anúncio das indicações solidifica o impacto cultural e artístico de Doechii, que vem conquistando espaço na indústria desde que sua música “Yucky Blucky Fruitcake” viralizou no TikTok em 2021. O sucesso da faixa abriu portas para uma audiência global, destacando a habilidade única da rapper em misturar letras introspectivas com uma entrega dinâmica.

Em 2022, Doechii assinou contrato com a renomada gravadora Top Dawg Entertainment, que também gerencia artistas como Kendrick Lamar e SZA. Naquele ano, lançou o EP She/Her/Black Bitch, um projeto que recebeu elogios por abordar temas de identidade, empoderamento e autenticidade. Desde então, Doechii tem sido celebrada como uma artista inovadora, capaz de desafiar convenções musicais enquanto constrói narrativas profundas.

As indicações ao Grammy marcam um momento importante para Doechii e para o hip hop em geral, destacando a relevância de vozes emergentes no gênero. A cerimônia de premiação está programada para acontecer em 2 de fevereiro de 2025, no Crypto.com Arena, em Los Angeles. Com artistas consagrados e novos talentos dividindo os holofotes, a presença de Doechii reflete a evolução e diversidade do hip hop nos últimos anos.

Além de sua música, a artista tem se tornado uma figura influente na cultura pop, abordando questões sociais e culturais em entrevistas e performances. Seu estilo único e visão artística a posicionam como uma força criativa que promete redefinir o futuro do gênero.

Enquanto a contagem regressiva para o Grammy continua, fãs e críticos aguardam ansiosamente para ver como Doechii se sairá na noite de premiação. Independentemente do resultado, suas indicações já são um reconhecimento de sua contribuição significativa para a música e um sinal de que o melhor ainda está por vir.

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Sam Moore, Lendário Cantor de Soul, Morre aos 89 Anos

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Sam Moore, renomado cantor de soul e integrante da icônica dupla Sam & Dave, faleceu aos 89 anos em 10 de janeiro de 2025, em Coral Gables, Flórida, devido a complicações após uma cirurgia.

Nascido em 12 de outubro de 1935, em Miami, Moore iniciou sua carreira musical cantando em igrejas, o que influenciou profundamente seu estilo vocal. Em 1961, formou a dupla Sam & Dave com Dave Prater, tornando-se figuras centrais na cena soul dos anos 1960. Assinados com a Stax Records, colaboraram com a banda Booker T. & the MG’s e com os compositores Isaac Hayes e David Porter, resultando em sucessos como “Soul Man” e “Hold On, I’m Comin'”.

“Soul Man”, lançada em 1967, tornou-se um hino significativo, alcançando o topo das paradas de R&B e a segunda posição na Billboard Hot 100. A canção, inspirada pelos tumultos civis da época, refletia as tensões raciais nos Estados Unidos e foi posteriormente popularizada pelo filme “The Blues Brothers”.

Apesar do sucesso profissional, a relação entre Moore e Prater foi marcada por conflitos e desafios pessoais, incluindo batalhas contra o vício em drogas. A dupla se separou em 1970, reunindo-se ocasionalmente até a morte de Prater em 1988. Moore continuou sua carreira solo, colaborando com artistas como Aretha Franklin e Mariah Carey, e lançou o álbum “Overnight Sensational” em 2006.

Além de sua contribuição musical, Moore foi ativo em causas sociais, apoiando iniciativas antidrogas e defendendo os direitos dos artistas. Seu legado perdura como uma influência significativa no soul e no R&B, inspirando músicos de diversas gerações.

Sam Moore deixa sua esposa, Joyce, uma filha e dois netos. Sua morte representa uma perda profunda para a música soul, mas seu impacto e legado continuarão a ressoar por muitos anos.

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