Nos últimos dias, a Adidas anunciou oficialmente que não possui mais nenhum par de Yeezys em estoque.
Com isso, este fim da linha marca o encerramento definitivo da parceria com Kanye West, após uma decisão de outubro de 2022.
A escolha se deu por conta das declarações polêmicas do rapper na época que eram de cunho antissemita.
Depois que houve a decisão do rompimento, a primeira grande campanha para finalizar uma das maiores parcerias do mundo da moda, a venda dos últimos modelos começou em maio de 2023.
Mas, apenas agora em março de 2025, segundo Harm Ohlmeyer, diretor financeiro da marca, que todos os produtos da linha realmente se esgotaram.
Impacto financeiro e estratégico para a Adidas
Não é uma missão simples encerrar uma grande parceria como esta, e o resultado do fim da colaboração foi um impacto financeiro significativo para a Adidas.
Além de ver suas ações caindo, a empresa registrou um prejuízo superior a US$ 246 milhões e, em 2023, acumulou perdas anuais de 58 milhões de euros, algo inédito em mais de três décadas.
Para se ter uma ideia, o estoque dos produtos Yeezy que a Adidas ainda tinha, valia em torno de 1,2 bilhão de euros. Mas mais do que uma estratégia para se desvincular da imagem de Kanye, a sua liquidação foi uma estratégia para mitigar os danos financeiros.

Vale mencionar que, mesmo com os prejuízos, a Adidas decidiu direcionar parte dos lucros das vendas para organizações que combatem o antissemitismo e discursos de ódio.
Com isso, a marca alemã, reforça um compromisso social após a polêmica que levou ao rompimento da parceria.
Yeezy: uma parceria de sucesso que chegou ao fim
A linha Yeezy foi uma das mais lucrativas da Adidas, em 2023, por exemplo, ela chegou a ser responsável por 10% do lucro total da empresa.
Seus modelos rapidamente se tornaram itens cobiçados no mercado de moda esportiva e streetwear.
Durante anos, a parceria com Kanye West trouxe lançamentos de grande impacto e altos números de vendas. Isso levou os Yeezys a se consolidarem como um fenômeno cultural e econômico.
O futuro da Adidas pós-Yeezy
Com o fim definitivo da parceria, a Adidas busca agora reformular sua estratégia e fortalecer sua identidade sem a influência de Kanye West.
Dessa forma, a marca está focando em novos projetos e colaborações para manter sua relevância no mercado esportivo e de moda.
Apesar das recentes controvérsias de Kanye West em 2025, ainda é possível ver pessoas nas redes sociais com opiniões divididas. Algumas afirmam que a Adidas fez a melhor escolha, enquanto outras pessoas defendem que foi um erro, perdendo sua melhor linha.