Jovem DEX: “nem sabia que tinha direito”, comenta rapper

Picture of Moyses

Moyses

Jovem Dez em suas duas publicações no Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Jovem DEX, neste domingo (09), usou os stories do seu Instagram para passar uma mensagem aos seguidores e artistas que estão no início de suas carreiras.

Assim, ele começou com a sequência de duas postagens, onde falava sobre o fato de “NAV” ter viralizado no TikTok.

Jovem Dez em suas duas publicações no Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

“NAV”, hoje soma mais de 116 milhões de visualizações. A faixa, aliás, foi um dos grandes hits que o cenário brasileiro teve em 2018.

Até hoje a faixa soa como um clássico, tendo envelhecida como um vinho ─ então, não é surpresa vê-la fazendo sucesso mesmo depois de tanto tempo.


Alerta para novos artistas na cena

Após as duas publicações iniciais, o rapper comentou sobre a necessidade de se atentar à divisão e acesso aos royalties.

E o que são royalties na música? Basicamente, é um pagamento feito a quem tem participação em uma obra.

Jovem Dex começa destacando o seu objetivo com a fala: orientar e blindar as pessoas que o seguem, sobretudo, artistas.

Assim, ele ressalta a importância dos artistas entenderem o que são os royalties, e que há meios específico para acompanhar o rendimento de sua arte.

Imagem: Reprodução/Instagram

“Nunca foi assim comigo”: comenta Jovem Dex

Durante suas publicações, Jovem D se fez o mais compreensível possível, falando com calma para que ficasse fácil entender.

O artista também destaca que há diferenças entre direitos autorais e os royalties. Segundo ele, os direitos são repassados para sua conta diretamente pela UBC (União Brasileira de Compositores).

Mesmo assim, esta experiência de saber o que está acontecendo com sua música, poder sacar os seus royalties e supervisionar o seu rendimento, não era algo que a antiga produtora proporcionava.

“As músicas que eu lancei, depois que eu entrei pra Nine, eu consigo controlar, ver quanto que tá rendendo, e sacar na hora que eu quiser os meus royalties.

Porém, quando eu tava na antiga produtora, eu não conseguia fazer nada disso, nem sabia que tinha direito a isso.”

Como continua destacando, Jovem Dex aponta que todo o dinheiro de suas produções, ficava na mão da antiga gravadora.

Por isso, é fundamental se manter informado sobre seus direitos e aqui, no Mundo da Rua, traremos um material em breve, explicando melhor a dinâmica entre royalties e direitos.

Então, não deixe de acompanhar as nossas atualizações diárias para não ficar de fora dessa e outras dicas que trazemos aqui!

error: Conteúdo Protegido! Obrigado.